Viagem de autoconhecimento de Maria Madalena aos cátaros.

Duração

8 dias e 7 noites

Localização

Provence - França

Valor da expedição

EUR 3.770

Para grupo mínimo de 4 pessoas.

Lá se vão 2000 mil anos desde que Maria Madalena, após sua fuga da Palestina, aportou em Saintes-Maries-de-la-mer, no sul da França, e por lá estabeleceu domicílio. Mais de mil anos após, surgiram os cátaros, (do grego: "puros"), um povo que também nessa região viveu, tendo como orientação uma vida monástica, fundamentada na não acumulação de bens.

Venha conosco nesse mergulho na região da Provence - França onde visitaremos regiões por onde peregrinou e morou Maria Madalena até o final de seus dias e também nasceram, viveram e foram pela santa inquisição, dizimados, os cátaros.

Lyss Zângaro é aromaterapeuta, reikiana, empresária da área de meteorologia e montanhista. Renato Zângaro é professor universitário, pesquisador na área de laser em saúde e montanhista, tendo chegado ao cume do Everest em 2018. Ambos realizaram seus estudos de pós-graduação em Montpellier, Provence - França na década de 80, onde residiram durante 4 anos e puderam permear a região e a cultura francesa.

Itinerário

Obs : As refeições inclusas estão indicadas como [C] – café da manhã, [A] – Almoço, [L] – lanche de trilha e [J] – jantar.

DIA 1 - Chegada a Montpellier, capital do Department du Languedoc-Roussilon
Após chegada, acomodação em Hotel e Jantar de boas-vindas. (J)

DIA 2 – Após o café da manhã, faremos um tour a pé pelo Centro histórico de Montpellier para conhecer a Place de la Comédie, Catedral de São Pedro, a Universidade de Medicina do Século XIII (em atividade) e as ruelas do centro histórico com suas lojas e café.
Almoço em Montpellier e saída em carro fretado para Saintes-Maries-de-la-mer. Deslocamento de aproximadamente 2 horas. Acomodação em Hotel. Noite Livre. Distância: 63 km. Tempo deslocamento: 1h10 (C)

DIA 3 – Após café da manhã, sairemos a pé para conhecer a pequena cidade marítima de Saintes-Maries-de-la-mer. Local da Europa onde desembarcou Maria Madalena após sua fuga da Palestina.
Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobina, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e chorar. Aí Sara retira o lenço da cabeça e chama por Jesus Cristo. Promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem rumo atravessou o oceano e chegou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano.
Visitaremos a Igreja de Notre Dame de la Mer, em estilo gótico do século IX. É possível subir até o telhado e apreciar uma vista panorâmica do mar mediterrâneo e da Camargue.
Almoço e deslocamento até a pequena vila de Couiza onde pernoitaremos. Distância: 254km Tempo de deslocamento: 3h00 (C)

DIA 4 – Após o café da manhã, seguiremos até a cidade medieval de Rennes-le-chateau. Cidade onde se encontra a Torre de Magdala e uma pequena igreja de Maria Madalena.
A cidade se encontra no topo de uma colina no centro do país dos Cátaros, próximo aos Pirineus. Tem em torno de 65 habitantes e possui uma rica história de resistência e guerras contra a tirania da igreja católica da época.
Como curiosidade, o padre Berenger Saunière, pároco no local no século XIX, foi retratado no filme “O Código Da Vinci”.
Almoço no local e deslocamento a Carcassone. Hospedagem em Carcassone. Noite livre. Distância: 45km. Tempo de deslocamento: 50 minutos (C)

DIA 5 – Após o café da manhã iremos de carro até o portal da maior cidadela medieval fortificada da Europa, Carcassone, com mais de 2500 anos de história, tendo sido uma cidade romana e um viscondado, até sucumbir ao terror das cruzadas, quando foi destruída e reconstruída.
Neste dia nos deixaremos perder entre suas ruelas e reviver a atmosfera medieval de outra era.
Almoço. Saída no final do dia em van privativa rumo a Saint Maximin. Trajeto de aproximadamente 337 km - 3h20. Hospedagem em Saint Maximin e noite livre.

DIA 6 – Após o café da manhã iremos conhecer a Basílica de Maria Madalena, onde se encontram suas relíquias. Esta cidade está aos pés do Maciço de Sainte Baume, onde se encontra a caverna onde ela viveu após a morte de Jesus.
Iremos percorrer as pequenas ruelas medievais e nos encantar com as pequenas lojas, café e restaurantes.
Almoço. Sairemos de van privativa para o Mosteiro Dominicano, que se encontra na pequena vila de Plan-d’Aups-Sainte-Baume. Deslocamento de 45 minutos. Hospedagem pensão completa. Distância: 21km; Tempo de deslocamento: 0h30 (C,J)

DIA 7 – Após o café da manhã sairemos para a trilha que leva até a gruta de Maria Madalena. São mais ou menos 45 minutos de caminhada em meio a uma floresta exuberante.
Trilha fácil, bem demarcada com várias paradas e atrações. A gruta está aberta todo o dia e em seu interior encontramos a imagem de Maria Madalena e um altar. Temos banheiros e água.
Para os mais aventureiros é possível subir no Maciço de Sainte Baume até a Capela de Saint Pilon. Uma caminhada de mais 45 minutos.
Retornamos para o almoço no Mosteiro e temos a tarde e noite livre para apreciar a quietude e a energia deste lugar tão acolhedor e amoroso. (C, LT, J)

DIA 8 – Após o café da manhã retorno para Montpellier. Deixaremos cada cliente no aeroporto ou no seu hotel respectivo. Fim de nossos serviços. Distância: 200 km Tempo de deslocamento: 1h30 (C)

A Grade6 sempre está em busca da excelência de suas operações, priorizamos um atendimento
humanizado baseado na empatia e na exclusividade. Temos a disposição uma equipe organizando
tudo para que você tenha a melhor experiência na montanha, por isso temos o cuidado de reservar
as melhores hospedagens, alimentação de primeira qualidade e melhores equipamentos de
montanha. Para mais detalhes consulte nosso descritivo completo

Itens Inclusos

Não inclusos

Sua reserva será efetivada mediante ao preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO e pagamento de um sinal de 10% do valor total da expedição. O pagamento pode ser realizado por transferência, PIX ou parcelado via boleto até 30 dias antes da viagem.

Em caso de desistência do participante por qualquer motivo alegado serão seguidas as condições do cancelamento da EMBRATUR ponto de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 9 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Grade6 Expedições poderá efetuar a devolução de valores conforme condições abaixo:

6.1. Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total.

6.2. Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total.

6.3. Cancelamento a menos de 21 dias do início da viagem: percentuais inferiores aos
acima referidos, correspondentes aos gastos efetivamente comprovados
pela grade6 perante a EMBRATUR.

Em caso de cancelamento o participante terá que informar a Grade6 Expedições por email dentro do prazo indicado acima.

Requisito obrigatório para participar das nossas expedições é que o participante tenha um seguro que cubra 100% da atividade escolhida. A Grade6 Expedições tem uma estreita parceria com a Global Rescue, empresa líder mundial em serviços de atendimento médico e resgate em áreas remotas. Nossa parceria de longa data facilita toda a comunicação, o que no cenário de um possível resgate, pode ser decisivo!

*Antes de se registrar se informe com um de nossos guias para saber qual seguro é o mais adequado para sua expedição.

POR QUE VIAJAR COM A GRADE 6 EXPEDIÇÕES?

Somos a primeira empresa Brasileira a operar comercialmente expedições de alta montanha, são quase 30 anos organizando as expedições mais complexas do planeta para que você realize seus sonhos e tenha as melhores experiências que as montanhas podem oferecer. Todos os roteiros foram testados, avaliados e aprovados com a liderança do guia Carlos Eduardo Santalena que por meio de sua experiência desenvolveu os melhores planos de aclimatação para brasileiros conquistarem seus objetivos.

Nossos roteiros passam por uma análise de segurança, possuimos planos de contingência, aumentando a segurança de todos os integrantes.
Todos os guias tem certificação internacional de primeiros socorros. Assim como um alpinista precisa das maiores competências,
empenho e treinamento para escalar um Grade6, nós treinamos muito, nos empenhamos e colocamos nossa competência e expertise para atender com excelência e segurança, os desejos e sonhos dos nossos expedicionários e aventureiros. Uma expedição, é uma história para o resto da vida, um verdadeiro aprendizado.

Estamos comprometidos em causar um impacto positivo com nossas operações através da Seleção, contratação e treinamento dos nossos parceiros, levando em conta a experiência, certificação dos guias, boa remuneração e treinamento para atender o público brasileiro.
Todo resíduo proveniente das nossas expedições é direcionado para tratamento e descarte correto, preservando e melhorando os locais que realizamos nossas operações.