Monte Roraima – Makunaíma

A montanha mágica

Uma imersão sobre a selva, natureza e auto conhecimento

Este é o roteiro mais completo, com cinco noites no topo, com ida até o lado brasileiro, passando pelo Vale do Mundo Perdido, a caminho do Lago Gladys, um lugar extremamente enigmático e pouco visitado em relação aos demais, onde se pernoita duas vezes no Acampamento Coati.

Duração

12 Dias

Localização

Brasil/Venezuela

Altitude
máxima

2.810m

Duração

12 Dias

Localização

Brasil/Venezuela

Altitude
máxima

2.810m

Dificuldade Física

Pesada

Dificuldade Técnica

F

Atividade Diária

6-8 horas

Dificuldade Física

Pesada

Dificuldade Técnica

F

Atividade Diária

6-8 horas

Valor da expedição

R$ 7.500 por pessoa

Por mais que se caminhe no topo do MONTE RORAIMA, duas coisas nos deixam inquietos: Que lugar é esse? Suas formas, seus sons, seus silêncios, suas névoas, suas energias, quantas pedras, quanta água, que imensidão é essa que parece ter parado no tempo? Quanto mais se anda, mais se tem para descobrir e, na verdade, ainda há muitos lugares no topo que sequer foram pisados pelo homem.
Essa montanha parece estar viva, desperta sensações adormecidas, eleva a alma ao SER SUPREMO que habita cada um de nós, fazendo repensar valores, rever nossa existencialidade, tornando cada pessoa mais frágil e forte ao mesmo tempo. A Grade6 é pioneira nessa área e vem desenvolvendo atividades ligadas ao montanhismo desde 1994.

Itinerário

Dia 1 - Chegada em Boa Vista - Véspera do dia do briefing
O transfer in será realizado entre às 11h00 e 14h00, e entre 23h00 e 03h30,conforme chegada dos voos. Clientes que, porventura não estiverem dentro desse horário, devem providenciar, por meios próprios, táxi ou transporte via app até o hotel onde serão hospedados, ou solicitar transfer extra através dos nossos Consultores, com valor à parte.

Dia 2 – Boa Vista / Santa Elena de Uairén
Briefing começa às 08h30, onde todos se conhecerão, recebendo as últimas orientações da equipe organizadora sobre questões de logística, segurança e desenvolvimento da parte operacional. Logo após o almoço, iniciar viagem com o belo visual da BR 174 até a fronteira com a Venezuela, onde faremos os procedimentos de aduanas, e depois pernoitar em S. Elena de Uairén.
Boa Vista 86mt altitude
Santa Elena de Uairén (Venezuela) 900mt atitude
Percurso de 220km, cerca de 03 horas de duração.
Temperatura: 25ºC, aproximadamente.

Dia 3 – Santa Elena de Uairén / Paraitepuy / Trekking ao primeiro acampamento
Após o café-da-manhã, começa a grande jornada ao Monte Roraima. A ansiedade toma conta de todos, onde mergulha-se no cenário deslumbrante da Gran Sabana até chegar na Comunidade de Paraitepuy, e partindo dali, desfruta-se do trekking até os acampamentos às margens do rio Tek ou Kukenan para um pernoite em barraca, sob um céu estrelado. Ao amanhecer, o Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de trekking ao seu encontro.
Santa Elena de Uairén 900mt altitude
Comunidade Indígena Paraitepuy 1300mt altitude
Primeiro acampamento 1100mt altitude
Percurso de 75km de asfalto em veículos 4x4, mais 25km em estrada não pavimentada até a Comunidade de Paraitepuy, onde se inicia o trekking de 15km até o acampamento, 04 a 05 horas de caminhada.
Temperatura: 25ºC, aproximadamente.

Dia 4 – Rumo à base da montanha
Ao amanhecer, o Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de trekking ao seu encontro.
Pela tarde, todos estarão acomodados na Base, deslumbrados com a imponência do paredão. O acampamento na base é de prender a respiração, o paredão gigante não se traduz em palavras.
Acampamento Base 1.850mt
Percurso de 08km
Duração de 05 horas de caminhada, aproximadamente
Temperatura: 20ºC, aproximadamente.

Dia 5 – Rumo do topo da montanha
O caminho da base até o topo é diferente de todos os demais. Um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, diversos jardins com bromélias, muitas orquídeas e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob a cachoeira no “Paso das Lágrimas”.
Ao aproximar do topo, serão observados pelo Monumento de Makunaima, dando as boas-vindas aos visitantes. Na chegada no topo serão “recepcionados” pelos “Guardiões da Montanha”, três blocos imensos de pedras que tem o formato de “observadores”.
Ponto mais alto – Pedra Maverick 2875mt altitude
Percurso de trilha - 4,5km
Duração de 04 a 05 horas de caminhada. Não tem escalada.
Temperatura: 10ºC durante o dia, 5ºC à noite, podendo ficar em ZERO, se chover.
O clima é instável, poderá haver variações de temperatura e pluviometria no decorrer de todos os dias no topo.
Clima e pluviometria passam a ter a mesma previsão durante a permanência no topo.

Dia 6 – Caminhada ao Vale dos Cristais / Ponto Triplo / Acampamento Coati - Lado Brasileiro
A partir de hoje, os dias serão de imersão total no topo do Monte Roraima, com destaque para o Vale dos Cristais. Um local repleto de afloramentos em várias partes do trajeto. O vale por si só traz a sensação do Macro e do Micro, dos extremos, do surreal, do cósmico, do inexplicável. A energia desse lugar não se traduz em palavras, mas em suspiros, sons, silêncios, reflexões, observações caladas.
Passaremos pelo icônico Ponto Triplo, um marco piramidal branco, que se destaca no cenário, delimitando a tríplice fronteira Venezuela (80%), Brasil (5%) e Guiana (15%). Dali seguiremos para pernoitar no lado brasileiro do Monte Roraima.
Percurso de trilha - 15km
Duração de 08 horas de caminhada aproximadamente.
Neste dia, há deslocamento de acampamento, para dormir no Coati.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.
As noites no Acampamento Coati (lado brasileiro) são frias, mas o lugar é incrível. O Coati é um lugar enigmático, misterioso, encantador, localizado entre duas pedras enormes, onde há uma entrada como se fosse uma caverna. Tem uma espécie de hall onde dá vista para o céu. Há uma espécie de jardim de inverno: uma pequena lagoa no centro, rodeado de plantas variadas, um pequeno paraíso. É um lugar bom para quem gosta do silêncio e do isolamento. Aos que estiverem dispostos, poderão caminhar 500mt até o Paredão no lado brasileiro, onde avistarão a floresta do Parque Nacional do Monte Roraima na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, onde vivem os indígenas Ingarikó, e logo adiante o Roraiminha (um tepuy menor).

Dia 7 – Lago GladysDia 7 – Lago Gladys
O Monte Roraima é a Casa de Makunaima, e como toda casa, tem também seus cômodos. Esta parte da montanha é um dos lugares mais recônditos, misteriosos e, porque não dizer, especiais e enigmáticos desta experiência.
O Lago Gladys é indescritível. Segundo os indígenas, ali se encontra um Portal para outra dimensão, literalmente. Verdade ou não, o fato é que há algo inexplicável ali. Aos céticos, religiosos, ateus, aventureiros, cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos, místicos e todos os que buscam nesta fascinante aventura o reencontro consigo mesmo ou com a origem da vida, esse local leva a todos a repensarem um bocado de coisas.
Será um passeio de dia inteiro, 03 horas para ir outras 03 para voltar, com mochilinha de ataque, com calma e tranquilidade, dormir no mesmo acampamento.
Percurso de trilha - 06km
Duração de 06 horas de caminhada aproximadamente, com tempo de contemplação no Lago Gladys.
Neste dia, não há deslocamento de acampamento, dorme-se no Coati.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Dia 8 – De volta para o acampamento próximo da entrada da montanha
No caminho para a volta desta experiência, uma breve passada pelo Ponto Triplo, depois no El Foso. Um lugar que desperta a criança que há em cada um. Lá você entenderá a razão desta expressão. Ao final da tarde, chegase ao acampamento próximo da entrada do Monte Roraima, onde pernoitaremos.
Percurso de trilha - 15km
Duração de 08 horas de caminhada aproximadamente.
Neste dia, há deslocamento de acampamento, com toda a logística.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Dia 9 - Caminhada Piscinas Jacuzzis / La Ventana / Maverick
E o deslumbramento será completado com as Piscinas Jacuzzis, além do Mirante La Ventana, onde é possível admirar a imponência do Monte Kukenan (Pai dos Ventos), com suas diversas quedas d’águas, ver o imenso vale de florestas que há entre os dois tepuys. As imagens são de tirar o fôlego, é uma verdadeira janela com vista ao paraíso, momento apropriado para ficar quieto e deixar a brisa tocar a alma. E para finalizar, a ida a Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima, com 2875mt), de onde se avista a vastidão da Gran Sabana (inclusive toda a trilha que foi feita para chegar à base).
Após esta experiência, passar pelo Salto Catedral, onde você, literalmente, se sentirá dentro de um Santuário. E depois ao Paso de Los Cristales, local adequado para a reposição de energias para os próximos dias de trekking.
Percurso de trilha - 08km
Duração de 06 horas de caminhada super tranquila (sem mochila, apenas uma de ataque para pequenos pertences).
Não há deslocamento de acampamento, dorme-se no mesmo lugar.
Névoas constantes e possibilidades de chuvas.

Dia 10 - Descida do topo até o acampamento Rio Tek
Chegou o dia da despedida da Casa de Makunaima, e voltar para nossa casa na cidade. Depois de tudo, a nostalgia e a saudade precoce percorrerão sua mente e sua pele, e cada olhar, em cada passo será um sincero “Adeus”, ou “até a próxima”, ou simplesmente: “gratidão por tudo” o que se viveu nestes dias.
Iniciar a descida até a base, onde faremos uma parada para descanso, um lanche de trilha e seguir mais 03 horas até o próximo acampamento, para pernoite com possibilidade do céu mais estrelado da viagem.
Descida até a base (desnível de 1.000mt), com duração de 04 horas.
Acampamento no rio Kukenan ou Tek (altitude 1.100mt).
Temperatura 25ºC aproximadamente.

Dia 11 - Rio Tek / Paraitepuy / S. Elena de Uairén / Boa Vista
Nesta manhã, iniciar última etapa do roteiro.
15km de caminhada até Comunidade de Paraitepuy, duração de 04 horas aproximadamente. Temperatura 25ºC aproximadamente.
Em seguida, embarque nos veículos 4x4 para Santa Elena, ao chegar na fronteira realizar os procedimentos de aduana, troca de veículos e viajar para Boa Vista, com chegada prevista para o final do dia ou início da noite, onde serão hospedados no hotel reservado.
Noite livre.
Para clientes que embarcam nesta madrugada, faremos o transfer out às 23h00 e às 01h30.

Dia 12 – Último dia – transfer out
Às 09h30 será realizado o transfer out para o aeroporto para os clientes que embarcam neste dia. Fim dos nossos serviços.
A viagem que organizamos é assim, ninguém volta da mesma maneira que foi. Na despedida, o abraço forte e carinhoso envolve todos: visitantes, nativos, guias e os que apoiaram. É uma experiência que emociona e muito marcante!

A Grade6 sempre está em busca da excelência de suas operações, priorizamos um atendimento
humanizado baseado na empatia e na exclusividade. Temos a disposição uma equipe organizando
tudo para que você tenha a melhor experiência na montanha, por isso temos o cuidado de reservar
as melhores hospedagens, alimentação de primeira qualidade e melhores equipamentos de
montanha. Para mais detalhes consulte nosso descritivo completo

Itens Inclusos

Não inclusos

Sua reserva será efetivada mediante ao preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO e pagamento de um sinal de 10% do valor total da expedição. O pagamento pode ser realizado por transferência, PIX ou parcelado via boleto até 30 dias antes da viagem.

Em caso de desistência do participante por qualquer motivo alegado serão seguidas as condições do cancelamento da EMBRATUR ponto de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 9 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Grade6 Expedições poderá efetuar a devolução de valores conforme condições abaixo:

6.1. Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total.

6.2. Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total.

6.3. Cancelamento a menos de 21 dias do início da viagem: percentuais inferiores aos
acima referidos, correspondentes aos gastos efetivamente comprovados
pela grade6 perante a EMBRATUR.

Em caso de cancelamento o participante terá que informar a Grade6 Expedições por email dentro do prazo indicado acima.

Requisito obrigatório para participar das nossas expedições é que o participante tenha um seguro que cubra 100% da atividade escolhida. A Grade6 Expedições tem uma estreita parceria com a Global Rescue, empresa líder mundial em serviços de atendimento médico e resgate em áreas remotas. Nossa parceria de longa data facilita toda a comunicação, o que no cenário de um possível resgate, pode ser decisivo!

*Antes de se registrar se informe com um de nossos guias para saber qual seguro é o mais adequado para sua expedição.

POR QUE VIAJAR COM A GRADE 6 EXPEDIÇÕES?

Somos a primeira empresa Brasileira a operar comercialmente expedições de alta montanha, são quase 30 anos organizando as expedições mais complexas do planeta para que você realize seus sonhos e tenha as melhores experiências que as montanhas podem oferecer. Todos os roteiros foram testados, avaliados e aprovados com a liderança do guia Carlos Eduardo Santalena que por meio de sua experiência desenvolveu os melhores planos de aclimatação para brasileiros conquistarem seus objetivos.

Nossos roteiros passam por uma análise de segurança, possuimos planos de contingência, aumentando a segurança de todos os integrantes.
Todos os guias tem certificação internacional de primeiros socorros. Assim como um alpinista precisa das maiores competências,
empenho e treinamento para escalar um Grade6, nós treinamos muito, nos empenhamos e colocamos nossa competência e expertise para atender com excelência e segurança, os desejos e sonhos dos nossos expedicionários e aventureiros. Uma expedição, é uma história para o resto da vida, um verdadeiro aprendizado.

Estamos comprometidos em causar um impacto positivo com nossas operações através da Seleção, contratação e treinamento dos nossos parceiros, levando em conta a experiência, certificação dos guias, boa remuneração e treinamento para atender o público brasileiro.
Todo resíduo proveniente das nossas expedições é direcionado para tratamento e descarte correto, preservando e melhorando os locais que realizamos nossas operações.

Conheça outras Expedições

Ásia

Cho Oyu

USD 43.000 por pessoa

Ásia

Cho Oyu

USD 43.000 por pessoa

Ásia

Khan Tengri

U$ 8.750 por pessoa

Ásia

Khan Tengri

U$ 8.750 por pessoa

Equador

Vulcões do Equador com Cayambe

U$ 2.980 por pessoa

Equador

Vulcões do Equador com Cayambe

U$ 2.980 por pessoa

Nepal

Double Head

Sob Consulta

Nepal

Double Head

Sob Consulta

Argentina

Patagônia

U$ 2.990 por pessoa

Argentina

Patagônia

U$ 2.990 por pessoa

Argentina

Aconcágua 360

U$ 6.530 por pessoa

Argentina

Aconcágua 360

U$ 6.530 por pessoa

Tanzânia

Kilimanjaro – Rota Lemosho com Safáris

U$ 6.150 por pessoa

Tanzânia

Kilimanjaro – Rota Lemosho com Safáris

U$ 6.150 por pessoa

Tanzânia

Zanzibar – extensão Kilimanjaro

U$ 1.890 por pessoa

Tanzânia

Zanzibar – extensão Kilimanjaro

U$ 1.890 por pessoa

Nepal

Manaslu

U$ 21.900 por pessoa

Nepal

Manaslu

U$ 21.900 por pessoa

Nepal

Makalu

U$ 34.000 por pessoa

Nepal

Makalu

U$ 34.000 por pessoa

Nepal

Lhotse

U$ 33.000 por pessoa

Nepal

Lhotse

U$ 33.000 por pessoa

Nepal

Monte Everest

U$ 55.000 por pessoa

Nepal

Monte Everest

U$ 55.000 por pessoa

Quirguistão

Lenin Peak

U$ 5.350 por pessoa

Quirguistão

Lenin Peak

U$ 5.350 por pessoa

Nepal

Lobuche East

U$ 5.920 por pessoa

Nepal

Lobuche East

U$ 5.920 por pessoa

Nepal

Island Peak

U$ 5.850 por pessoa

Nepal

Island Peak

U$ 5.850 por pessoa

Ántartica

Maciço Vinson

U$ 54.600 por pessoa

Ántartica

Maciço Vinson

U$ 54.600 por pessoa

Tanzânia

Expedição Kilimanjaro

U$ 4.650 por pessoa

Tanzânia

Expedição Kilimanjaro

U$ 4.650 por pessoa

Indonésia

Pirâmide Carstensz

U$ 15.800 por pessoa

Indonésia

Pirâmide Carstensz

U$ 15.800 por pessoa

França, Itália, Suiça

Trilogia Alpina

U$ 9.500 por pessoa

França, Itália, Suiça

Trilogia Alpina

U$ 9.500 por pessoa

França

Mont Blanc

U$ 4.200 por pessoa

França

Mont Blanc

U$ 4.200 por pessoa

Rússia

Monte Elbrus

U$ 4.350 por pessoa

Rússia

Monte Elbrus

U$ 4.350 por pessoa

Venezuela

Monte Roraima – Piscinas Jacuzzis

R$ 6.700 por pessoa

Venezuela

Monte Roraima – Piscinas Jacuzzis

R$ 6.700 por pessoa

Venezuela

Monte Roraima – Makunaíma

R$ 7.500 por pessoa

Venezuela

Monte Roraima – Makunaíma

R$ 7.500 por pessoa

Equador

Vulcões do Equador com Cotopaxi

U$ 2.980 por pessoa

Equador

Vulcões do Equador com Cotopaxi

U$ 2.980 por pessoa

Bolívia

Vulcões Acotango e Parinacota

U$ 2.500 por pessoa

Bolívia

Vulcões Acotango e Parinacota

U$ 2.500 por pessoa

Bolívia

Huayna Potosi e Illimani

U$ 3.350 por pessoa

Bolívia

Huayna Potosi e Illimani

U$ 3.350 por pessoa

Bolívia

Huayna Potosi

U$ 2.550 por pessoa

Bolívia

Huayna Potosi

U$ 2.550 por pessoa

Bolívia

Vulcão Sajama

U$ 3.860 por pessoa

Bolívia

Vulcão Sajama

U$ 3.860 por pessoa

Equador

Vulcões do Equador com Chimborazo

U$ 3.650 por pessoa

Equador

Vulcões do Equador com Chimborazo

U$ 3.650 por pessoa

México

Vulcões do México

U$ 3.500 por pessoa

México

Vulcões do México

U$ 3.500 por pessoa

Nepal

Ama Dablam

U$ 9.600 por pessoa

Nepal

Ama Dablam

U$ 9.600 por pessoa