Pico da Bandeira

Serra Negra

Rancho Caído

Ruy Braga

Itaguaré-Marins

Serra Fina

Pico dos Marins

Agulhas Negras e Prateleiras

Circuito 3 Cumes

Dedo de Deus

Guia de Ferramentas
e Equipamentos

Para garantir a segurança, a proteção e o conforto de todos os participantes de uma expedição, contar com as ferramentas e equipamentos adequados é fundamental. Ao dispensar itens de qualidade, você não apenas coloca a sua vida e a de outros em risco, mas também torna a experiência de escalada ou trekking em algo nada satisfatório.

Como existe um leque muito grande de itens voltados para esse tipo de atividade e nem sempre é fácil encontrar o mais adequado, nós, da Grade6, decidimos montar este guia para facilitar sua compra.

Mochila

A escolha de uma mochila ideal vai trazer mais conforto e menos impacto no seu condicionamento físico durante a atividade. Considere o peso do equipamento que você vai levar e a duração da expedição antes de efetuar a sua compra.

Óculos

É praticamente impossível sair para uma expedição sem os óculos apropriados. Assegure a sua visão com óculos de proteção contra Raios UV e evite o reflexo provocado pelo Sol.

Corda de segurança

Item absolutamente indispensável nas expedições. É necessária uma corda de, no máximo, 3 metros com 8mm para garantir máxima segurança.

Garrafas d’água

Durante as expedições, é imprescindível ter água disponível a todo momento para manter o seu corpo hidratado e evitar problemas relacionados à saúde. Nós, da Grade6, recomendamos levar pelo menos uma de cada garrafa.

Pescoceira

Buff é um tipo de cachecol indicado para expedições, protegendo o seu rosto e pescoço do frio, vento e até mesmo dos raios UV. É importante que sejam leves. Ao menos 2 “Merino wool buff”.

Gorro

Um gorro feito de lã criado especialmente para manter a cabeça dos montanhistas aquecida, mesmo em grandes altitudes. Indicamos garantir duas.

Mosquetão

O anel de metal oblongo, ou em formato de “D” com um lado articulado por mola, é usado para alpinismo, servindo principalmente como um conector. Também garante que a corda possa correr livremente, garantindo mais segurança. Não é preciso se preocupar sobre a classificação de força do mosquetão caso ele atenda ao padrão europeu (EN 12275) ou UIAA. É importante procurar estes ícones na estrutura do mosquetão para confirmar.

Picareta

Uma machadinha leve para garantir pontos de apoio durante escaladas no gelo ou na neve, possibilitando o controle de possíveis deslizes. Um par é o suficiente. Modelo deve ser testado (UIAA).

Capacete

Também é impossível sair para uma expedição sem estar com o capacete adequado. Ele protegerá a sua cabeça de impactos. Nós recomendamos um capacete híbrido, que possui uma “carapaça” rígida de plástico no exterior e espuma no seu interior. Assim, o capacete não pesa tanto, é mais confortável e não deixa de ser resistente.

Ascensor

Um dispositivo fundamental usado para subir cordas ou aumentar a proteção com uma corda fixa ao subir uma montanha ou terreno muito íngreme. Um é o suficiente.

Dispositivo para Rapel

Trata-se de um dispositivo usado para que você possa descer em uma corda de maneira manual. Com a fricção criada, você pode descer de maneira mais lenta, garantindo mais segurança no processo.

Botas

Botas de montanhismo são à prova d’água, impedem a perda de calor corporal e possuem solas bem rígidas.

Casaco Térmico Low

Esse é um tipo de casaco térmico que mantém o montanhista aquecido no frio graças às penas adicionadas em sua confecção, sendo extremamente eficiente em baixas temperaturas.

Segunda Pele

Trata-se de um dispositivo usado para que você possa descer em uma corda de maneira manual. Com fricção criada, você pode descer de maneira mais lenta, garantindo mais segurança no processo.

Corda de Segurança

Botas de montanhismo são à prova d’água, impedem a perda de calor corporal e possuem solas bem rígidas.