Expedição Chimborazo
Relato do nosso Guia Carlos Santalena:
”Dia (06), estivemos no Chimborazo. Desde o grupo da @grade6expedicoes liderado por @aretha_duarte há uma semana, ninguém mais havia feito cume.
É fato que foi uma semana de chuvas intensas na parte baixa e muita neve na parte alta das grandes montanhas, fomos ao Chimbo já sabendo que deveríamos abrir a rota novamente e que teríamos grande acúmulo de neve!
Chegando lá, fomos informados que Carlito, quem cuidava do acampamento, já tinha aberto uma parte… Ufa. Saímos às 11:30pm e fomos abrindo uma direta, já que o zig-zag poderia causar deslocamento de placas e consequentemente avalanches.
Seguimos firmes até os 6100m onde a montanha começava a perder um pouco de inclinação com acúmulo de neve era ainda maior, formando um “bolsão”, neste momento estava com parceiro Eran abrindo a rota e justamente na transição onde passei a responsa a ele, no seu primeiro passo, ele sentiu os pés deslizarem para trás e um estalo grande pode ser ouvido. Eran se paralisou, assim como todos nós e o deslocamento de placas estava claro. Com muita cautela e devagar começamos a retornar!
Um dos guias equatorianos que nos acompanhava já havia alertado, mas desta vez, minha persistência e teimosia acabou indo um pouco além. A montanha é implacável e outra vez não chegamos aos cumes desejados, porém muito aprendizado absorvido. Quando passamos algumas roubadas, o aprendizado é inevitável e acontece por osmose!!! O treinamento da equipe @dvggrupo foi concluído com sucesso e embora o cume não tenha saído, nas palavras do presidente do grupo foi a melhor expedição da sua vida, grandes desafios, grandes superações!
Na foto, o risco que marcamos na montanha e o desejo que dias de sol e frio pela noite possam estabilizar o glaciar para as proximas investidas, e que está linha chegue ao topo!”
A Spot é nossa parceira também nesta expedição.
Usamos e recomendamos The North Face.